
Absteinções foram registradas do PCP e do Chega nas votações recentes.
Embora os pedidos do PAN, BE e JPP tenham sido rejeitados, o partido de André Ventura decidiu avançar de forma potestativa com a criação de uma comissão parlamentar de inquérito sobre incêndios. Com essa decisão, o Chega não poderá propor outra comissão de inquérito nesta sessão legislativa.
No debate realizado na segunda-feira, BE, PAN, JPP, Livre e IL afirmaram que é necessário apurar responsabilidades em relação aos incêndios florestais deste verão. O Chega foi além, acusando PS e PSD de querer “encobrir” os beneficiários do “negócio do fogo”.
O PSD respondeu que o Chega está tentando explorar “o sofrimento” das populações em busca de ganhos políticos, enquanto o CDS advertiu que a iniciativa do partido de André Ventura poderia estar baseada “mais em especulações” e “teorias da conspiração” do que em fatos concretos.
O PS também criticou o Chega, acusando-o de tentar promover “um justicialismo” em questões de incêndios florestais, afirmando que o objeto dos pedidos de inquérito parlamentar já é coberto pela comissão técnica independente sobre incêndios, aprovada este mês por iniciativa dos socialistas.