Date in Portugal
Clock Icon
Portugal Pulse: Portugal News / Expats Community / Turorial / Listing

Detected 12 infractions in ‘Sardinha 25’ inspection operation

“Não foram detetadas capturas excessivas. No geral as capturas estão a respeitar as quotas atribuídas. Tem sido uma pesca sustentável. As infrações são relacionadas com certificados e seguros”, disse Rui Lampreia, comandante, fazendo um balanço positivo de uma operação que “só no mar percorreu 258 milhas [aproximadamente 478 quilómetros] em 25 horas de fiscalização”.

Entre as principais infrações, destacam-se a falta de documentação relacionada com tripulação, certificados de aptidão física em falta, ausência de seguros de trabalho e da embarcação, e falta de certificado da lotação das embarcações de pesca.

Quanto ao tamanho do pescado, Rui Lampreia disse que “foi detetada pesca imatura”.

No total, em dois dias de operação “Sardinha 25”, foram fiscalizadas 40 embarcações.

Iniciada na quarta-feira na lota de Matosinhos, esta operação estendeu-se à Póvoa de Varzim, Sines e Sesimbra, bem como Quarteira e Portimão.

Estiveram envolvidos os Comandos Regionais do Norte, Centro e Sul, da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) e da Divisão de Análise e Informações Policiais (DAIP), bem como fiscais da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Em comunicado, a Polícia Marítima indica que “a operação ‘Sardinha 25’, realizada de norte a sul do país, pretendeu garantir o cumprimento dos tamanhos mínimos da sardinha, das quotas disponíveis, da malhagem das artes de pesca, dos registos eletrónicos em diário de pesca e da legalidade de outros equipamentos conexos, como, por exemplo, fontes luminosas”.

Estiveram empenhados 72 elementos da Polícia Marítima, apoiados por seis embarcações e 12 viaturas.

“Detetadas 12 infrações, foram elaborados os respetivos autos de notícia”, acrescenta a Polícia Marítima, prometendo “manter a proximidade à comunidade piscatória, garantindo a sustentabilidade dos recursos do mar, ao assegurar a preservação das espécies e o cumprimento das normas estabelecidas a nível europeu e nacional para a pesca da sardinha, contribuindo para uma gestão responsável e sustentável”.

Leave a Reply

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Here you can search for anything you want

Everything that is hot also happens in our social networks