
Primeira longa-metragem em documentário da realizadora residente em Lisboa, “As Estações” foi filmado integralmente no Alentejo, conforme informações da produtora O Som e a Fúria.
Na conferência de apresentação da programação do festival deste ano, em Locarno, Suíça, entre 6 e 16 de agosto, o diretor do evento, Giona Nazzaro, descreveu ‘As Estações’ como “um olhar poético sobre a história de Portugal”.
Combinando depoimentos de trabalhadores rurais e notas de campo de um casal de arqueólogos, imagens de arquivo amador e desenhos científicos, lendas, poemas e canções, ‘As Estações’ oferece uma viagem pela história real e imaginada do Alentejo e dos seus povos, segundo a sinopse da produtora.
O filme participa da competição internacional de Locarno ao lado de obras como ‘Drácula’, de Radu Jude, ‘Mektoub, My Love: Canto Due’, de Abdellatif Kechiche, e ‘With Hasan in Gaza’, de Kamal Aljafari, entre outros.
Também na competição internacional está ‘Mare’s Nest’, de Ben Rivers, com apoio do Batalha – Centro do Cinema, no Porto, onde estreará em dezembro, “em sala e em exposição”, conforme comunicado da instituição portuense.
‘As Estações’ também concorre ao Leopardo Verde, prémio destinado a obras com foco no ecossistema.
Fora de competição, ‘Nova ’78’, documentário de Aaron Brookner e Rodrigo Areias, aborda a convenção de 1978 em Nova Iorque, que reuniu uma geração de artistas e intelectuais para “três dias de leituras, discussões, exibições de filmes e performances”, como relatado pelo The New York Times na época.
A produtora Bando à Parte, de Rodrigo Areias, revelou que as filmagens de Howard Brookner da ‘Nova Convention’ foram restauradas entre 2012 e 2024, trazendo nova vida a imagens inéditas de 1978.
O filme apresenta figuras como Patti Smith, Laurie Anderson e Frank Zappa.
No programa Open Doors Screenings, em colaboração com a Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação, estarão os filmes ‘Nome’, de Sana Na N’Hada, e ‘Omi Nobu’, de Carlos Yuri Ceuninck.
O Festival de Locarno premiará Jackie Chan e Lucy Liu por suas carreiras, e Alexander Payne receberá o Leopardo de Honra.