Date in Portugal
Clock Icon
Portugal Pulse: Portugal News / Expats Community / Turorial / Listing

Lease: Do you know how many interested families there are for each ad?

O mercado de arrendamento continua ao rubro em Portugal. Por cada casa anunciada, há 23 famílias interessadas, de acordo com dados divulgados pelo idealista. 

“Apesar do aumento de 4,1% no preço das rendas em Portugal no terceiro trimestre de 2025, a procura por casas para arrendar manteve-se elevada. Segundo uma análise do idealista, cada anúncio de arrendamento recebeu, em média, 23 contactos antes de ser retirado da plataforma“, pode ler-se num comunicado acessado pelo Notícias ao Minuto.

Contudo, este valor, explica o idealista, “representa uma quebra de 18% face ao mesmo período de 2024, quando cada imóvel recebia cerca de 28 contactos”.

“Embora o número de contactos por anúncio tenha diminuído ligeiramente desde o início do ano, a procura por casas para arrendar permanece forte. Esta desaceleração não traduz menor interesse das famílias, mas sim uma maior disponibilidade de imóveis no mercado. Apesar disso, os valores das rendas continuam altos e fora do alcance de muitos portugueses”, refere Ruben Marques, porta-voz do idealista, citado na nota divulgada. 

Governo altera programa 1.º Direito para assegurar execução do PRR

O Governo procedeu à alteração do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para assegurar a execução dos investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo um decreto-lei publicado hoje no Diário da República.

Lusa | 13:01 – 27/10/2025

Quais são as cidades com maior procura?

As cidades portuguesas onde os anúncios receberam mais contactos no terceiro trimestre de 2025 foram Santarém e Ponta Delgada, ambas com uma média de 35 contactos por anúncio, de acordo com os dados divulgados pela plataforma.

“Logo a seguir surgem Portalegre e Leiria (30), seguidas de Évora e Setúbal (29), que completam o grupo das localidades com maior procura no período analisado”, pode ainda ler-se na nota divulgada.

Ora, “com níveis intermédios de contacto encontram-se Bragança (24) e Guarda (24). Já Coimbra, Vila Real e Viseu registaram 21 contactos, seguidas por Faro e Lisboa (20), Funchal e Castelo Branco (19), Aveiro e Braga (17), Porto (15) e Viana do Castelo (12)”.

Relativamente à evolução face ao mesmo período do ano anterior, “a média de contactos por anúncio diminuiu em 15 capitais de distrito/regiões autónomas e aumentou em 4”, sendo que as “maiores subidas foram registadas em Ponta Delgada (18%), Évora (12%), Guarda (12%) e Funchal (7%), evidenciando uma forte procura nestes mercados”.

“Por outro lado, registaram-se descidas significativas em várias capitais. As que mais caíram foram Portalegre (-46%), Castelo Branco (-28%), Viana do Castelo (-25%), Faro (-22%), Braga (-20%) e Coimbra (-20%)”, pode ler-se na nota divulgada.

Seguem-se Vila Real (-18%), Lisboa (-17%), Aveiro (-17%), Santarém (-16%), Viseu (-15%), Leiria (-15%), Porto (-11%), Setúbal (-8%) e Bragança (-2%).

Crédito à habitação acelera em setembro (pelo 21.º mês consecutivo)

O ‘stock’ de empréstimos para habitação acelerou em setembro pelo 21º mês consecutivo, com um aumento homólogo de 8,9%, totalizando 108,1 mil milhões de euros, disse hoje o Banco de Portugal (BdP).

Lusa | 11:41 – 27/10/2025

Leave a Reply

Here you can search for anything you want

Everything that is hot also happens in our social networks