
Nestes três concertos, Samyula vai expor “a relação particular entre a música e o modo como [ela] cativa e ativa sensorialmente”, conforme divulgado por sua promotora, a BWR.
Samyula é o nome artístico de Samanta Yubero, baseada em Barcelona, que se identifica como uma “pianista e neurocientista neoclássica”.
Com graduação em Piano pelo Conservatório de Barcelona, Samyula “tem combinado a composição musical com estudos em ciências, conseguindo um doutorado em neurociência”, relata sua promotora, que descreve a obra da compositora como “caracterizada por emocionantes melodias de piano, algumas vezes com arranjos de cordas, apresentando um diálogo melódico entre os diferentes instrumentos”.
Nos palcos portugueses, Samyula se apresenta solo, ao piano.
A promotora estabelece conexões do trabalho da pianista com contemporâneos como Olafur Arnalds, Goldmund e Nils Frahm, “mantendo raízes no minimalismo como Arvo Pärt ou La Monte Young e clássicos incondicionais como Ludovico Einaudi e Michael Nyman”.
Em 2021, Samyula lançou o álbum ‘Daylight’, seguido por ‘Forward’ (2023) e o EP ‘When It’s Time to Go’ (2024).
O álbum “Ethereal”, lançado no último mês de agosto, estará na base dos seis recitais em Portugal.
Em seu site, Samyula declara: “A minha música conecta a minha paixão por compor música para piano com o meu conhecimento em neurociência de uma forma muito especial. Através das minhas canções, procuro proporcionar relaxamento, bem-estar e paz às nossas mentes enquanto as ouvimos”.
“Atualmente, a minha vida gira em torno da criação e gravação de música, tanto composições originais como ‘covers’, além da produção de conteúdos para redes sociais”, acrescenta.
Depois de Lisboa, onde vai tocar no espaço Bota, aos Anjos, a pianista espanhola apresenta-se na próxima sexta-feira, às 21h30, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre e, no sábado, no mesmo horário, na Casa da Cultura, em Setúbal.



