
A Polícia Judiciária deteve mais três membros da Juve Leo, claque do Sporting Clube de Portugal, por envolvimento em um ataque a um carro com adeptos do FC Porto, após um jogo de hóquei em patins, em junho.
O incidente ocorreu após a partida de hóquei entre Sporting e FC Porto, no pavilhão João Rocha, em Alvalade, quando os adeptos ‘verde e brancos’ emboscaram um carro que transportava cinco membros dos Super Dragões.
Durante o ataque, realizado por um grupo de entre 10 a 20 pessoas, um incêndio foi deflagrado no veículo, resultando em quatro feridos. Dois deles, em estado mais grave, foram encaminhados para o Hospital de Santa Maria após receber atendimento no local.
— Vitor Alves (@VitorAlvesPT) June 10, 2025
Os dois outros ocupantes sofreram ferimentos leves, tratados pelo INEM no local, sem necessidade de hospitalização.
Suspeitos em fuga
No ataque participaram entre 10 a 20 pessoas. Na ocasião, pelo menos três homens, com idades entre 22 e 26 anos, foram detidos. A tripla está envolvida em “cinco crimes de tentativa de homicídio, ofensas à integridade física qualificada, um crime de incêndio, roubo, e detenção e uso de armas proibidas”.
Inicialmente, os suspeitos foram capturados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e levados para a esquadra de Benfica, mas o caso foi transferido para a PJ “devido à natureza dos crimes”. As autoridades indicaram que continuariam a investigação para identificar os “restantes membros do grupo”. Novas detenções de adeptos do clube de Alvalade ocorreram.
“Atentado cobarde” choca FC Porto e Sporting
Os dois clubes reagiram ao incidente. O Sporting condenou “veementemente os atos de violência” e afirmou que “não se revê nesses comportamentos, que atentam contra os valores do clube e desrespeitam o espírito do desporto”.
O FC Porto também repudiou “os gravíssimos acontecimentos” em Lisboa e está em contato com as vítimas do ataque. O clube acionou a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) e a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) e envidará esforços para garantir punições severas aos criminosos.
A Federação de Patinagem de Portugal expressou preocupação com o episódio de violência, mas manifestou confiança nas autoridades.
Resultado do embate e motivo dos desacatos
O FC Porto, campeão nacional, derrotou a equipe do Sporting no quinto e último jogo das meias-finais do Nacional, em Lisboa, por 2-1 nos pênaltis, após empates de 3-3 no tempo regulamentar e 4-4 na prorrogação.
A vitória do FC Porto fora de casa garantiu a passagem para a final do campeonato nacional de hóquei em patins, onde enfrentou o OC Barcelos.
[Notícia atualizada às 10h49]