Date in Portugal
Clock Icon
Portugal Pulse: Portugal News / Expats Community / Turorial / Listing

President of the Republic says that Europe must be “diplomatic and tough”

A Europa “tem que ser mais unida. Tem de ser muito determinada, tem de ser rápida, tem de antecipar os acontecimentos e quando chega a momentos cruciais, pode ser diplomática, mas tem de ser ao mesmo tempo diplomática e dura”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, no Porto.

“As outras potências têm de perceber que têm ali na frente uma verdadeira potência. Porque se não perceberem, deixam de tratar [a Europa] como potência”, defendeu o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à margem da entrega dos Prémios Manuel António da Mota, onde anunciou que irá condecorar por mérito social, a título póstumo, o empresário.

Hoje estão a decorrer em Genebra discussões entre representantes dos Estados Unidos com responsáveis ucranianos e europeus, sobre o plano americano de 28 pontos apresentados pelo presidente norte-americano, que visa pôr fim a quase quatro anos de conflito provocado pela invasão russa.

“Para o mundo não ficar um G3 ou G dois e meio – EUA, China e Federação Russa, que gostaria de ser a terceira potência, mas ainda não é – a Europa, que é poderosíssima em termos económicos, tem de ser poderosíssima em termos políticos internacionais. Tem de ser uma potência política internacional. Eu diria que às vezes tem-se a sensação de que as outras potências não veem a Europa assim, nem a tratam assim”, disse.

Em seu entender, a Europa tem de se impor, porque “quem quer ter poder e quem quer ser respeitado, tem de criar condições para isso”.

“E isso era muito mau para o mundo. A Europa merece ser tratada como potência, tem gente na liderança com capacidade para o fazer, tem que se unir mais, tem de antecipar (…) nos momentos cruciais”, referiu.

E acrescentou: “A Europa tem um grande poder de negociação, tem um grande poder diplomático e de negociação, mas perante poderes que estão a jogar o tudo ou nada, que é o caso dos Estados Unidos, com esta ideia de poder intervir em todo o mundo, o caso da Rússia para ganhar uma guerra e da China para tirar proveito do que se passa com os outros. Aí, a União Europeia tem de ainda ser melhor do que tem sido no passado”.

Leave a Reply

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Here you can search for anything you want

Everything that is hot also happens in our social networks