Depois de períodos de muito calor ao longo de várias semanas e sem ocorrência de precipitação, eis que o dia 2 de setembro, terça-feira, traz “períodos de chuva no Norte e Centro” de Portugal Continental.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que terça-feira apresentará “céu muito nublado e com períodos de chuva no Norte e Centro” do país. A nebulosidade poderá diminuir “gradualmente no interior a partir do meio da tarde”.
Haverá ainda “períodos de chuva fraca ou chuvisco, exceto no interior a sul da serra da Estrela”, que serão “mais frequentes até final da tarde e no Minho, onde será por vezes moderada”.
Ainda no interior sul da Serra da Estrela”, o céu poderá apresentar-se “pouco nublado”.
Quanto ao vento, deverá soprar “fraco a moderado do quadrante oeste”, ainda que por vezes possa ser “forte nas terras altas até meio da manhã”. Vai também registar-se uma “pequena subida da temperatura máxima”.
Por sua vez, o céu apresentar-se-á “pouco nublado na região Sul”, enquanto o vento será “fraco a moderado de norte/ noroeste, sendo sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde”. Já nas serras poderá soprar “por vezes forte” até ao final da manhã.
Na zona da Grande Lisboa, o céu estará “pouco nublado ou limpo”. No entanto, poderá apresentar-se “muito nublado entre o meio da manhã e o meio da tarde” e vai registar-se uma “pequena subida da temperatura máxima”.
Já no Grande Porto irá passar-se o contrário, uma vez que o céu estará “muito nublado, com aberturas durante a tarde”. Poderá haver “períodos de chuva fraca ou chuvisco, temporariamente moderada, mais frequentes até meio da tarde”.
Que temperaturas traz esta primeira semana de setembro?
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) publicou, na sexta-feira, as previsões meteorológicas para a primeira semana de setembro, que traz um ‘indício’ do que se pode seguir nas semanas seguintes.
De acordo com a análise, na próxima semana, entre 1 e 7 de setembro, “prevê-se que a temperatura do ar continue inferior aos valores normais para esta altura do ano.”
Segundo o que é explicado pelo IPMA, até terça-feira as temperaturas máximas irão atingir valores entre os “20ºC e 30°C em todo o território, podendo entre quarta-feira e sexta-feira atingir valores entre 30ºC e 33°C na região Sul e nos vales do Douro e do Tejo.”

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez a previsão para a primeira semana de setembro, o mês de despedida do verão. Há precipitação “fraca” em algumas zonas do país e outras regiões onde os termómetros podem ainda chegar aos 33ºC.
Ana Teresa Banha | 21:52 – 29/08/2025
Saiba os nomes das próximas tempestades
O dia 1 de setembro marca o início do outono meteorológico, embora esta estação só arranque oficialmente a 22 de setembro.
Por ser uma estação, geralmente, marcada por tempestades, as agências meteorológicas preparam-se antecipadamente para as receber.
Na sequência disso, este domingo foi assim revelada a lista, pela página de Facebook Meteo Trás os Montes – Portugal, dos nomes das tempestades de grande impacto da temporada 2025/26.

Esta segunda-feira, 1 de setembro, arranca o outono meteorológico, uma estação marcada pelas tempestades para as quais os meteorologistas já têm nomes. Algumas vão ter nomes bem portugueses, outras serão mais internacionais.
Natacha Nunes Costa | 15:02 – 01/09/2025