Date in Portugal
Clock Icon
Portugal Pulse: Portugal News / Expats Community / Turorial / Listing

TAP guarantees to collaborate with “any and all investigations”

“A TAP não comenta processos judiciais e colabora sempre com as autoridades em todas e quaisquer investigações”, afirmou uma fonte oficial da companhia aérea.

Em 2023, a Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP abordou extensivamente os fundos Airbus, um acordo entre a DGN, liderada por David Neeleman, e o fabricante de aviões, que envolveu a anulação de um contrato anterior para o leasing de 12 aviões A350, substituído por um novo para a aquisição de 53 aeronaves de outra série.

Como parte desse acordo, a Airbus concedeu capital à DGN no valor de 226,75 milhões de dólares, a serem destinados à TAP via Atlantic Gateway.

O consórcio Atlantic Gateway, composto por David Neeleman e o empresário português Humberto Pedrosa, ganhou a privatização da TAP durante o Governo PSD/CDS-PP, um processo parcialmente revertido em 2015 pelo governo de António Costa.

Naquela época, a tutela política da TAP era de responsabilidade do atual ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Ao longo das audições da CPI, deputados questionaram vários depoentes sobre o conhecimento que tinham da operação, dado que a capitalização da TAP em 2015 foi feita com recursos da própria companhia.

A Procuradoria-Geral da República confirmou, em setembro do ano anterior, o recebimento do relatório da Inspeção-Geral das Finanças sobre a privatização da TAP em 2015, enviando o documento ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

O inquérito começou em fevereiro de 2023, fruto de uma denúncia feita por Fernando Medina e Pedro Nuno Santos, então ministros das Finanças e das Infraestruturas e Habitação, respectivamente.

Em outubro de 2022, Pedro Nuno Santos revelou que a administração da TAP havia pedido uma auditoria por suspeitar que estava pagando mais pelos aviões do que os concorrentes, e o Governo remeteu as conclusões ao Ministério Público.

O departamento do Ministério Público que investiga crimes organizados mais graves e complexos está examinando suspeitas de corrupção na compra de aviões da TAP por antigas gestões.

O relatório da IGF afirma que a Atlantic Gateway, consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa, adquiriu 61% do capital da TAP, SGPS, comprometendo-se a sua capitalização por meio de prestações suplementares de capital, dos quais 226,75 milhões de dólares vieram da DGN Corporation com fundos da Airbus.

Esse valor de capitalização coincide com a penalização (226,75 milhões de dólares) assumida pela TAP em caso de quebra dos acordos de aquisição das 53 aeronaves, indicando uma possível relação causal entre a aquisição das ações, a capitalização da TAP, SGPS e os contratos celebrados entre a TAP e a Airbus.

Leave a Reply

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Here you can search for anything you want

Everything that is hot also happens in our social networks